
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi presa nesta terça-feira (29) na Itália, conforme confirmou o Ministério da Justiça. A prisão ocorreu em um apartamento em Roma, onde a parlamentar estava escondida desde que deixou o Brasil no fim de maio, após ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão.
🚨 GRANDE DIA
🚨 CARLA ZAMBELLI PRESA pic.twitter.com/YKpDt68utV— DEMOCRACIA SEMPRE (@DEMOCRACIAPONTO) July 29, 2025
O deputado italiano Angelo Bonelli foi quem revelou o paradeiro de Zambelli. Em publicação em sua conta no X (antigo Twitter), Bonelli disse que entregou o endereço da brasileira às autoridades: “Carla Zambelli está em um apartamento em Roma. Forneci o endereço à polícia. Neste momento, a polícia está identificando Zambelli”.
Zambelli foi condenada pelo envolvimento na invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com o hacker Walter Delgatti. Após a condenação, o STF determinou a perda do mandato da parlamentar, o que ainda será avaliado pela Câmara dos Deputados.
Desde que foi considerada foragida, o nome da deputada entrou na lista da Interpol. Ela havia deixado o Brasil em maio, passando pelos Estados Unidos antes de se instalar na Itália, país onde possui cidadania.
O Ministério da Justiça brasileiro já havia solicitado formalmente sua extradição. Agora, com a prisão efetuada, a expectativa é que o processo de repatriação avance nos próximos dias. Ainda não há uma data definida para o retorno de Zambelli ao Brasil.
Rodrigo Simas encerra contrato com a Globo após 10 anos "Isso não é um adeus"
Mulher invade reportagem ao vivo no "Bom Dia SP" e IRRITA Rodrigo Bocardi
Ana Hickmann diz que rejeitou a Globo por um motivo forte: “Ia sofrer”
🔴Ratinho DETONA Rachel Sheherazade AO VIVO: "O Silvio tirou você ai da escuridão onde você estava" 💥
Repórter da Globo ganha bolo de aniversário e faixa de parabéns durante reportagem ao vivo
Daniela Lima comete GAFE ao vivo em sua estreia na GloboNews
Brunoso é o novo APRESENTADOR do DF Alerta e Revela Benção de Sikêra Jr
Repórter da Globo cai no choro na cobertura de Petrópolis: "Muito difícil"
Repórter de Sikêra Júnior pede DEMISSÃO Após DISCUSSÃO