Home » Celebridades » Zezé Motta reflete sobre a abolição da escravatura - Celebridades - iG

Zezé Motta reflete sobre a abolição da escravatura - Celebridades - iG

12 de junho de 2020

Nesta quarta-feira (13), a atriz Zezé Motta usou seu Instagram para dar uma verdadeira aula de história. Em um longo texto, ela explicou por que o dia 13 de maio – quando a princesa Isabel , em 1888, assinou a Lei Áurea  e extinguiu oficialmente a escravidão no país – não deve ser comemorado.

Leia também: Maju Coutinho pretende processar por racismo o empresário que a atacou 

Zezé Motta Reprodução/Twitter Zezé Motta viveu a personagem Tia Joaquina na novela “Escrava Mãe”, da Rede Record

Leia também: Repórter da Globo sofre racismo ao vivo e rebate: “Não somos otários”

Apesar da data ser muito reverenciada pelos livros de história, Zezé afirma que, na verdade, ela não foi tão significativa para os negros. “Para o movimento negro não há o que festejar. Depois de muita luta das negras e negros no Brasil Colônia, como a do Quilombo dos Palmares e a revolta dos Malês, por exemplo, a lei Áurea veio, mas veio sem nenhuma reparação moral ou econômica. Não garantiu inclusão social”, disse. 

Leia também: Thelma é vítima de racismo por internauta em foto de Prior: “completamente sujo”

Zezé lembra que, apesar de livres, não foram dadas oportunidades a estes trabalhadores, e eles acabaram sendo marginalizados e discriminados. A atriz ainda afirmou que este dia é mais um dia de resistência e luta pela igualdade e combate ao racismo. 

Ver essa foto no Instagram

Lei Áurea: O 13 de maio é mesmo uma data a ser comemorada? Em 13 de maio de 1888, a princesa Isabel, herdeira do trono no Brasil, assinou a Lei Áurea, que oficialmente extinguiu a escravidão no país. A princesa e seu feito são reverenciados nos livros escolares de história e a data, Dia da Abolição da Escravatura, foi instituída no calendário oficial como algo a ser comemorado. Mas para o movimento negro não há o que festejar. Depois de muita luta das negras e negros no Brasil Colônia, como a do Quilombo dos Palmares e a revolta dos Malês, por exemplo, a lei Áurea veio, mas veio sem nenhuma reparação moral ou econômica. Não garantiu inclusão social. Muitos permaneceram na própria fazenda onde trabalhavam como escravos por não ter para onde ir, outros largados à própria sorte passaram a ser marginalizados e discriminados, dando início às mazelas que combatemos até hoje: discriminação, pobreza, falta de oportunidades e de trabalho decente para a população negra. 13 de maio é mais um dia de resistência e de luta pela igualdade e combate ao racismo. #resistencia #13demaionãoédiadenegro #13demaio #racismo #132anos

Uma publicação compartilhada por Z E Z E M O T T A (@zezemotta) em 13 de Mai, 2020 às 5:50 PDT

Tags:

Relacionados

Deixe seu comentário

© 2024 - Notícias dos Famosos