Home » Famosos » Faustão pode realizar transplante por 8 milhões e deixar fila do SUS

Faustão pode realizar transplante por 8 milhões e deixar fila do SUS

23 de agosto de 2023

O renomado apresentador Faustão está enfrentando sérios problemas de saúde, encontrando-se hospitalizado devido a uma insuficiência cardíaca. Atualmente, ele aguarda um transplante de coração na lista do Sistema Único de Saúde (SUS). Esta espera pode ser extensa no Brasil, podendo variar entre 12 a 18 meses.

No estado de São Paulo, onde ele está hospitalizado, cerca de 40 mil pessoas estão na mesma situação, aguardando um transplante. Esta fila, gerenciada pelo SUS, não é organizada apenas pelo tempo de espera. Ela leva em consideração critérios diversos, tais como gravidade da condição de saúde, tipo sanguíneo e outros. Mesmo com o agravamento do quadro clínico de Faustão, ele ainda precisa respeitar a ordem de espera definida pelo sistema, visto que o SUS é responsável por todos os transplantes no país, seja na rede pública ou privada.

Com a urgência do caso e o longo período de espera no Brasil, outras alternativas têm sido exploradas. Uma delas é a possibilidade de realizar o procedimento em países estrangeiros, como os Estados Unidos. Lá, embora ainda exista uma espera, o período tende a ser menor, em torno de 5 meses. Entretanto, o custo é significativamente mais alto. Segundo informações do SBT, a cirurgia nos EUA poderia custar ao apresentador cerca de US$ 1,6 milhão, o que corresponde a aproximadamente R$ 8,1 milhões, sem contar outros gastos hospitalares associados ao tratamento. Tal alternativa, embora financeiramente onerosa, pode ser uma opção considerando a gravidade do caso e a necessidade de intervenção rápida.

Faustão pode realizar transplante por 8 milhões e deixar fila do SUS

Relacionados

Deixe seu comentário

© 2024 - Notícias dos Famosos