Home » Celebridades » 'É constrangedor explicar porque arte é essencial', diz ator - Cultura - iG

'É constrangedor explicar porque arte é essencial', diz ator - Cultura - iG

9 de junho de 2020

Recentemente foi ao ar o quinto episódio da série documental “A Tirania da Pequena Coroa: Covid-19”. A obra, que aborda os impactos do novo coronavírus (Sars-coV-2) no setor cultural , está disponível em um canal do Youtube mantido pelo estúdio Via d’Idea.

Leia também: Alexandre de Moraes ordena que Saúde informe dados integrais da Covid-19 no país

Artistas falam sobre os impactados da Covid 19 na cultura Reprodução Artistas falam sobre os impactados da Covid-19 na cultura

O ator Genésio Barros , um dos entrevistados para o projeto, relatou que o teatro – seu campo de atuação – vive tempos difíceis devido à Covid-19 . “É sempre constrangedor um artista explicar o porque a arte é essencial”, inciou.

Leia também: “Mortos por Covid-19 em SP não foram por colapso da saúde”, diz Gabbardo

“Nós, da área cultural, já vinhamos sendo dizimados por políticas nefastas, passamos por épocas muito difíceis e agora estamos nesse momento trágico. O teatro se sustenta em dois pilares: o espectador e o ator. Sem um desses polos, o teatro não existe. Como vamos realizar nossa profissão sem um desses polos? É impossível. Mesmo que encontrem um remédio, uma vacina, o retorno do público aos teatros vai ser demorado, e como nós vamos sobreviver?Estamos paralisados, estamos imobilizamos e sem perspectiva”, completou.

A cantora, maestrina e poetisa Ana Salvagni também falou sobre o assunto. “No nosso caso, normalmente, a gente já vive um pouco na incerteza … e agora muito mais. As atividades culturais foram uma das primeiras que pararam e não se sabe quando, ou de que forma, serão retomadas”.

Leia também: Saiba onde fazer o teste da Covid-19 em São Paulo

Finalizando o pensamento, o ator Odilon Wagner fala sobre o lado político da situação.”Mesmo que sejamos liberados pelas autoridades, talvez as pessoas não tenham recursos disponíveis para poder voltar a frequentar espetáculos e shows. Além disso, o Estado não nos enxerga como um setor produtivo, [parece] que nós não representamos uma força de trabalho”. Assista ao episódio sobre os impactos da Covid-19 na cultura na íntegra.

Tags:

Relacionados

Deixe seu comentário

© 2024 - Notícias dos Famosos