Home » Celebridades » Gadú e Porchat abrem festival com lives do governo de São Paulo - Cultura - iG

Gadú e Porchat abrem festival com lives do governo de São Paulo - Cultura - iG

16 de junho de 2020

Maria Gadú arrow-options Divulgação Maria Gadú

A partir desta segunda-feira (20) à noite, o festival #CulturaEmCasa , promovido pelo governo do estado de São Paulo , terá apresentações ao vivo pela internet de nomes como Erasmo Carlos , Eva Wilma , Céu e Marcelo Jeneci . As exibições, gratuitas, serão feitas sempre às 21h30, por 60 dias seguidos, em uma plataforma de streaming criada pela secretaria de cultura ( culturaemcasa.com.br ).

Os primeiros nomes da programação são a cantora Maria Gadú , que abre a agenda com um show, e o humorista Fabio Porchat, que, na terça-feira (21), conduzirá uma entrevista com integrantes do grupo Casseta & Planeta. Por enquanto, a relação de convidados foi divulgada por 14 dias (veja ao final a lista completa).

Leia também: Artistas cobram ações de secretária da Cultura em vídeo: “Cadê Regina Duarte?”

Outra ação na plataforma #CulturaEmCasa por 60 dias consecutivos serão aulas ao vivo, às 12h, para a formação para quem trabalha ou deseja trabalhar na área da economia criativa. A grade desse “intensivão”, como é chamado, ainda não foi publicada. Além das atividades com transmissão simultânea, o site reunirá arquivos de vídeo do acervo de entidades ligadas à secretaria, como concertos gravados da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo). Ao todo, cerca de 200 materiais já foram agregados em uma fase anterior do projeto.

Leia também: Vai ter até Roberto Carlos: confira as lives deste fim de semana

Futuramente, também devem ser comprados e disponibilizados por lá materiais de produtores externos, como alguns filmes, conta o secretário Sérgio Sá Leitão. Outra melhoria que deve ocorrer em breve é a criação um aplicativo para acessar a plataforma no celular.

Sustento

O projeto está orçado em R$ 1 milhão, remanejado de “projetos de difusão que foram suspensos devido à pandemia do coronavírus e que visavam os mesmos objetivos: democratizar o acesso a conteúdos culturais e gerar oportunidades para artistas e técnicos”, informa a pasta por meio de nota. Esse valor cobre a criação, a produção de conteúdo, a atualização e a manutenção da plataforma, que deve ser mantida no ar como um projeto permanente, alimentada com novos materiais mesmo depois de a quarentena acabar.

Leia também: Wagner Moura estreia em filme internacional; confira trailer

“A plataforma também é uma forma de geração de renda. Estamos remunerando todos aqueles que estão disponibilizando conteúdos, todos os artistas, todos os técnicos envolvidos, todos os profissionais”, diz Sá Leitão, que destaca que o trabalho de produção e captação é totalmente feito de forma remota, sem que o artista precise receber pessoas em casa.

Segundo ele, vários ensaios precisam ser feitos para garantir a qualidade técnica nessas condições, que, afirma, deve ser uma das vantagens das lives dessa iniciativa em meio a tantas que surgiram na quarentena.

“Isso [o investimento] não é nenhum privilégio para área cultural. É que a cultura é um dos setores mais impactados pela pandemia, com um impacto imediato e brutal”, avalia.

Leia também: Shows de Taylor Swift em São Paulo são adiados para 2021

Além das ações on-line, projeções em prédios da capital paulista complementam a iniciativa. Já neste fim de semana, as fachadas do Instituto do Câncer, do Teatro Sérgio Cardoso, do Edifício Anchieta (no cruzamento da Av. Paulista com a Rua da Consolação) e de um edifício entre a Alameda Nothmann e o Minhocão (no centro da cidade) devem receber projeções mapeadas entre as 18h às 23h59. Serão exibidas animações de VJs convidados, além de mensagens que divulgam a plataforma de streaming, que recomendam ficar em casa e que homenageiam os profissionais da saúde.

Confira a programação divulgada:

20/4, às 21h30: Maria Gadú

21/4, às 21h30: Fabio Porchat entrevista Casseta & Planeta

22/4, às 21h30: Rincon Sapiência

23/4, às 21h30: ARAP com Elias Andreato

24/4, às 21h30: Anelis Assumpção com Curumim

25/4, às 21h30: Marcelo Jeneci

26/4, às 21h30: Eva Wilma

27/4, às 21h30: Céu

28/4, às 21h30: Casseta & Planeta

29/4, às 21h30: Leci Brandão

30/4, às 21h30: Aílton Graça

01/5, às 21h30: Tulipa Ruiz

02/5, às 21h30: Erasmo Carlos

03/5, às 21h30: Karol Conka

Tags:

Relacionados

Deixe seu comentário

© 2024 - Notícias dos Famosos